Em homenagem ao SECRETÁRIO, tirinha para Claudia Faria querida @cacaus69 que respondeu minha pergunta no story do Instagram: "Secretária".
Oi gente! "Você é de qual cidade?", "Qual sua fé?" e "Qual seu pet?" foram as séries concluídas com a participação dos seguidores. Agora em julho - Qual sua profissão?
A palavra “secretária” surgiu de derivações do latim como "secretarium" que significa lugar secreto.
Antes, existiam os escribas! Pessoas exclusivamente do gênero masculino cuja função era escrever, registrar e copiar assuntos importantes. Com a Revolução Industrial, a denominação passou para secretário e a profissão ainda era exercida por homens. Contudo, a exclusividade masculina começou a mudar após as duas guerras mundiais quando a mão de obra desse gênero ficou escassa: as mulheres passaram a exercer diversas profissões.
No Brasil, a secretária figurou na década de cinquenta e foi a partir dos anos 1980 que a categoria teve a profissão regulamentada pela assinatura da Lei nº 7.377/1985.
As mulheres que exerciam esse trabalho precisavam dominar a datilografia e só podiam fazer cumprir as ordens dos superiores. Hoje há mais autonomia na tomada de decisões! Secretárias e secretários podem resolver assuntos, filtrando o que chegará ao conhecimento do chefe e, na atualidade, a datilografia e a taquigrafia não são mais requisitadas com os avanços tecnológicos.
Assim esse ofício passou de escriba, que documentava por escrito tudo o que lhe era ordenado, para uma função que envolve várias atribuições exercidas com discrição, competência e confiança.
Com amor, JMargon.
Comentários
Postar um comentário