Pular para o conteúdo principal

Leia até o fim

Oi gente! Você viu? A Prefeitura de Uberlândia fez a primeira reunião do Poder Executivo brasileiro no metaverso. Mas o que seria essa tecnologia? Metaverso é um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver usando avatares customizados em 3D (em outras palavras, uma evolução da internet atual).

O nome metaverso foi utilizado pela primeira vez no livro “Snow Crash”, do escritor Neal Stephenson, publicado em 1992.  Muitas outras obras de ficção trabalharam esse conceito, como o livro “Ready Player One” de 2011 escrito por Ernest Cline — que Steven Spielberg adaptou para o cinema em 2018. Mas o assunto ganhou status em outubro do ano passado, após Mark Zuckerberg anunciar que a empresa Facebook mudaria seu nome para Meta, passando o foco da companhia para o mercado de realidades virtual e aumentada.

Nem tudo são flores quando falamos de metaverso! Há críticas à possível centralização da tecnologia em um grupo pequeno de empresas, pouca privacidade dos dados, falta de lei para regulamentação. Além do vício em Internet com repercussões mentais e físicas do tipo depressão, ansiedade e obesidade. Distorção das percepções dos usuários sobre o mundo e desinformação (algoritmo) com o intuito de aumentar o envolvimento e o tempo na plataforma.

Lembre-se que metaverso é uma mercadoria e as nossas vidas existem primeiro no mundo real. Lembre-se que, quanto mais entregamos nossas vidas para a inteligência artificial (moeda, trabalho, diversão, estudo etc.), a história nos apresentará depois uma revolução e/ou ruptura freiando esse processo.

Por que desse texto? O motivo é importante já que eu precisarei, por um ano aproximadamente, interromper as postagens Totó & Miau e investir num outro projeto por detrás das telas. MAS VOLTAREI COM O TÃO SONHADO LIVRO IMPRESSO E ESPERO REENCONTRAR TODOS QUERIDOS E QUERIDAS COMIGO. Obrigada de coração por tanto carinho.

Com amor, J.Margon. 

jmargoncontato@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totó: Terra!

O que você responderia para nosso amigo Totó? Em 16 de maio do ano 2021. jmargoncontato@gmail.com  @jmargonebook linktr.ee/jmargonebook

Totó & Tetéia

 Qual música ou cantada o Totó usou para conquistar a Tetéia? Em 08 de junho do ano 2021. jmargoncontato@gmail.com  @jmargonebook linktr.ee/jmargonebook

Ninguém está satisfeito

José estava pensativo, caminhando  devagar, cabisbaixo, com as mãos no bolso da calça quando escutou o grito do seu amigo Miguel: — Ê José! O que aconteceu? — Oi Miguel! Sou um homem de pouca sorte. Só problema na minha vida. — Perdeu o emprego? Falta-lhe dinheiro? — Não. Eu trabalho e tenho boa condição financeira. — Divorciou? Falta-lhe uma família estruturada? — Não. Amo minha esposa e meus filhos. Posso afirmar que tenho tudo para ser feliz. — Então por que não é feliz? - perguntou curioso. — Ora meu problema é justamente ter tudo, ter amigos, colegas de trabalho e família... Meu inferno são os outros! — É, José! Ninguém assume as consequências dos seus atos, mais fácil achar um culpado. Ou se tem muito ou se tem pouco. Ninguém está satisfeito com o que tem. — Ê Miguel! Não pedi sua opinião. Você só reforçou minha convicção. Em 27 de outubro do ano 2021. jmargoncontato@gmail.com  www.jmargon.com